Pelo segundo dia consecutivo, a fila seguia grande em frente à sede da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), na Avenida Rio Branco, e dobrava a quadra em direção à Rua Vale Machado. A maioria aguardava para fazer o recadastramento biométrico facial. Conforme o presidente da ATU, Luiz Fernando Maffini, a entidade ampliou o quadro de funcionários e o cenário deve melhorar nos próximos dias:
- Estamos tentando agilizar o atendimento. Nesta quinta, o atendimento foi concluído antes das 17h e deve ser mais rápido nos próximos dias.
Rafaela Saldanha, 18 anos, estudante da UFSM e Maria Rio, 19 anos, estudante do Ensino Médio Cilon Rosa, aguardaram mais de duas horas para conseguir o atendimento. Além de recarregar o cartão, elas foram fazer o recadastramento. O novo sistema de reconhecimento que está sendo instalado nos ônibus para evitar fraudes fazendo a leitura facial dos usuários que têm direito a meia passagem, como estudantes e idosos (que terminaram o processo em fevereiro).
O prazo para encerrar o recadastramento dos estudantes seria até o dia 30, mas, devido à grande procura, a ATU deve pedir a prorrogação do prazo para o recadastramento por mais duas semanas.
Até a última quarta-feira, 6 mil estudantes fizeram o reconhecimento facial. O recadastramento para os usuários que são idosos terminou em fevereiro. Ao todo, 10 mil novos cartões de idosos foram confeccionados pela ATU.
Reunião transferida
A audiência que julgará o pedido de interdito proibitório feito pela Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) para impedir a realização de novas paralisações dos funcionários do transporte coletivo, como a ocorrida na segunda-feira, acabou não acontecendo ontem. Foi transferida para a próxima terça-feira, na Justiça do Trabalho de Santa Maria, com representantes do sindicato dos rodoviários (Sitracover). Se for concedida a liminar, o Sitracover fica sujeito a multa, caso organize outras manifestações.
Licitação
O prefeito Cezar Schirmer determinou que a equipe técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana entregue o termo de referência para fazer a futura licitação para regrar o transporte coletivo urbano até o fim do mês.
"